Weintraub garante que não faltará verba para federais em 2019

Ministro da Educação falou sobre  o contingenciamento com representantes de universidades e parlamentares ​

A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais esteve nesta quarta-feira (12) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar sobre o contingenciamento nas universidades federais.

Na ocasião, o ministro assegurou que o acordo estabelecido nesta semana na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso será cumprido e que não faltarão recursos para as universidades. O acordo destina para a educação recursos da ordem de R$ 1 bilhão que hoje estão contingenciados, além de R$ 330 milhões para bolsas de estudo do CNPQ.

Weintraub insistiu que a situação de cada universidade seja debatida individualmente e por isso convidou as bancadas estaduais para tratar sobre o assunto e a respeito de projetos que, segundo ele, já estão em andamento no ministério.

Estiveram presentes na agenda as deputadas Margarida Salomão (PT/MG), Alice Portugal (PCdoB/BA), Erika Kokay (PT/DF) e a diretoria da Andifes, composta pelo presidente Reinaldo Centoducatte (UFES), pelos reitores Edward Madureira (UFG), Guida Aquino (UFAC), Cleuza Dias (FURG), João Carlos Salles (UFBA) e pelo secretário executivo Gustavo Balduino.