Ministro da Educação afirma que contingenciamento não afetou nenhuma instituição de ensino

A declaração de Abraham Weintraub foi dada à imprensa na segunda-feira (17) durante evento em Petrolina, no Sertão do Pernambuco

 

Em evento para a liberação de recursos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, declarou ontem (17)  que o contingenciamento não afetou diretamente nenhuma instituição de ensino no país, informa o site G1.

 

“A gente já recebeu todos os reitores que quiseram conversar com a gente. A gente já está falando de contingenciamento há dois meses e pouco. No começo os grandes veículos de comunicação disseram: Olha vai fechar, vai quebrar, vai falir e absolutamente não tem um único exemplo até agora de aula interrompida, fruto do contingenciamento, porque a verdade aparece. Passados dois meses, a verdade apareceu. A gente está tendo que apertar o cinto em 3,5% que é administrável e isso não afetou diretamente o funcionamento de absolutamente nenhuma instituição de ensino no país”, ressaltou.

 

As reitorias das universidades federais já comunicaram que, caso o contingenciamento não seja revertido, podem ter seu funcionamento afetado a partir de agosto. No total, o corte é de R$ 1,7 bilhão, o que representa 24,84% dos gastos não obrigatórios (chamados de discricionários) e 3,43% do orçamento total das federais.

Leia mais: G1