Professor da UFSC lança livro que reflete sobre o racismo em comunidades de imigrantes italianos

O professor Waldir Rampinelli lançará, no dia 28 de junho, seu novo livro, intitulado O menino que vê o mundo – confidências sobre imigrantes italianos. O evento acontece no  Museu Histórico de Santa Catarina, às 19h. Há ainda a participação de Frank Maia, que assina as ilustrações, bem como a capa do livro. A editora é a Insular, de Florianópolis.

Na história, que se passa durante as décadas de 50 e 60, a cidade e os moradores são vistos pelos olhos de um menino. A realidade se mistura com ficção para falar de uma pequena cidade de imigrantes, Nova Belluno, lugar onde o racismo se expressa sem medo e o preconceito cresce contra tudo o que não se entende.

Waldir Rampinelli é Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina e faz parte do Instituto de Estudos Latino-americanos. Coordena o Núcleo de Estudos de História da América Latina NEHAL/CFH, UFSC. Tem experiência na área de Ciência Política e atua principalmente nos seguintes temas: as relações internacionais entre os países latino-americanos, a Revolução Mexicana e suas consequências na América Latina, Portugal e o seu colonialismo na África.