UFSC é 12ª melhor universidade da América Latina, diz principal ranking do ensino superior

Universidade subiu duas posiçõesd+ seis instituições das dez melhores da região são brasileiras

A UFSC é a 12ª melhor universidade da América Latina, de acordo com o ranking da revista britânica Times Higher Education, uma das mais importantes do mundo na área de educação. Em comparação com a lista de 2018, a instituição subiu duas posições, batendo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Autônoma do México. A UFSC aparece ainda acima de instituições como a UnB e a UFScar.

A publicação divulgou a lista ontem, 18, e os resultados colocam o Brasil no topo: das 10 melhores universidades da região, seis são brasileiras. Em 2º lugar, atrás da PUC do Chile, está a Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da PUC-Rio. Também estão nos 10 melhores a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

O desempenho geral do Brasil melhorou de 2018 para cá: 52 universidades entraram na lista das 150 melhores, comparado com 43 do ano anterior.

A metodologia do ranking leva em conta 13 fatores, nos quais a instituição recebe uma pontuação de 0 a 100, como ambiente de ensino, internacionalização, inovação, número de pesquisas, e influência. 

Leia mais: NSC

V.L.