Apufsc participa de comissão na Câmara que avalia o sistema universitário

Grupo foi instituído em março e tem como um dos objetivos levantar as principais dificuldades enfrentadas na gestão das universidades no país

A Apufsc-Sindical, representada pela Vice-Diretora Patricia Plentz, participou de reunião do Grupo de Trabalho para acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro. O encontro aconteceu na última segunda-feira (15) e reuniu representantes das universidades, organizações e entidades sindicais. No encontro, ficou definido que, até setembro, será elaborado e enviado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, um relatório da situação.

Ao longo da reunião foram debatidos os aspectos relacionados à educação brasileira, em especial medidas adotadas pelo atual governo. Como integrante do grupo de trabalho, a representante da Apufsc destacou a preocupação da categoria com as possíveis medidas anunciadas pelo ministro da Educação. “Se um modelo híbrido de financiamento para as pesquisas e projetos for implementado, possivelmente teremos um fosso na categoria: os professores “patrocinados” por empresas e entidades (predominantemente professores das áreas de tecnologia, engenharias e saúde) e os professores “não patrocinados” (ciências humanas e sociais), que minguarão na espera de recursos públicos”, comentou.

Patrícia também destacou que o Estado não pode se desobrigar de fazer seu papel nas universidades, impulsionando as pesquisas em todas as áreas do conhecimento. “Terceirizar este tipo de investimento é desmantelar o sistema público de pesquisa e inovação”, ressaltou a representante da Apufsc. Outros participantes realizaram falas em direções semelhantes. A Vice-presidente do PROIFES, professora Luciene da Cruz Fernandes, ressaltou a importância de uma mobilização que assegure todas as conquistas já realizadas pela Universidade. 

Entre os integrantes presentes na reunião estavam a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), a Associação Brasileira das universidades Comunitárias (ABRUC), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a Associação Brasileira de Ciências Políticas (ABCP), o PROIFES e o Observatório do Conhecimento.

Ao final da reunião, a Apufsc registrou em um documento sugestão de encaminhamentos para o grupo.

 

Criação do grupo

O grupo de trabalho foi criado pelo Ato do Presidente da Câmara dos Deputados de 29 de março de 2019 e tem três principais objetivos:

– levantar as principais dificuldades enfrentadas na gestão das universidades no paísd+

– identificar as dificuldades relacionadas à permanência dos estudantes nos cursos e às atividades de ensino, pesquisa e extensãod+

– sugerir soluções aos problemas encontrados, tendo sempre em conta as diretrizes da eficiência, eficácia e economicidade. 

De acordo com o Ato, o grupo deverá dialogar com dirigentes universitários, movimentos estudantis, fundações de pesquisa e associação de servidores e professores.

A criação do grupo é baseada na premissa de que o sistema de educação superior brasileiro, em especial as universidades, são estratégicas para o desenvolvimento científico, socioeconômico e cultural no Brasil, e considera que as universidades são inquestionáveis líderes na produção de conhecimento e dispõem de qualificado capital humano e intelectual, com implicações decisivas para a construção de uma sociedade do conhecimento no País.


C.G./L.L.