UFPR e UFCA se posicionam contra o “Future-se”

UFSC pretende se manifestar na próxima terça-feira (03) após reunião com conselho 

Mais duas universidades se posicionaram contra o programa “Future-se” do Ministério da Educação (MEC). A Universidade Federal de Cariri (UFCA) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram assembleias nesta terça-feira (27) e decidiram por não aderir o novo projeto do governo para o ensino superior.

O conselho da UFPR destacou que a proposta fere a autonomia universitária e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Na UFCA, todos os 31 conselheiros votaram contra o projeto. Em documento, a universidade cobra respeito aos princípios que norteiam a educação superior na Constituição e à “vinculação constitucional quanto ao financiamento público” das instituições federais.  

Pelo menos 12 instituições federais já se manifestaram oficialmente contra a adesão ao programa. A Universidade Federal de Santa Catarina pretende se posicionar oficialmente na próxima terça-feira (03) após reunião com o Conselho Universitário. Nas últimas semanas a Apufsc juntamente com um Grupo de Trabalho vem promovendo encontros nos centros da universidade para debater o “Future-se”. Dois deles já se manifestaram contra o programa: o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM).