Reitoria suspende aulas a partir das 17h para debater Future-se com a comunidade universitária

Assembleia Geral Universitária está marcada para as 18h no Auditório Garapuvu 

A reitoria convocou estudantes, docentes e técnicos para participarem da Assembleia Universitária nesta segunda-feira (02) às 18h, no Auditório Garapuvu (Reitoria I), com o objetivo de discutir o Future-se antes da reunião do Conselho Universitário, amanhã, que vai definir o posicionamento da UFSC em relação ao programa. Proposto pelo Ministério da Educação (MEC), o programa defende o financiamento privado em parceria com Organizações Sociais. As atividades estão suspensas a partir das 17h, sob orientação da reitoria, para que todos possam comparecer.

Em sessão aberta na última quinta-feira, o reitor Ubaldo Balthazar se manifestou contrário ao programa. Na mesma reunião, foram apresentadas algumas das medidas de corte que serão adotadas pela Administração Central  a partir do dia 15 deste mês, caso os bloqueios impostos pelo governo federal persistam.

Até o momento, posicionaram-se contra o Programa Future-se: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro Socioeconômico (CSE) e Centro de Ciências da Educação (CED). Os outros centros não publicaram nota sobre o assunto em suas páginas. 

O posicionamento oficial da UFSC será definido nesta terça-feira (03) em sessão aberta do Conselho Universitário às 14h, também no Auditório Garapuvu. As aulas serão suspensas a partir das 13h. Ao menos 12 instituições federais já rejeitaram oficialmente o programa.

Para saber mais sobre os impactos do Future-se para a universidade pública, confira a entrevista do presidente da Apufsc, Bebeto Marques, ao programa UFSC Entrevista

 

O quê: Assembleia Geral Universitária

Quando: Segunda-feira (02), às 18h 

Onde: Auditório Garapuvu, no prédio da Reitoria I

 


Ilana Cardial