Apufsc participa de debate na Câmara sobre o papel das universidades públicas na ciência e tecnologia

Seminário acontece nos dias 29 e 30 de outubro no plenário da Câmara dos Deputados

A Apufsc-Sindical vai participar, nesta terça e quarta-feiras, 29 e 30 de outubro, do Seminário “O papel da Universidade Pública no Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, da Educação e do Conhecimento”, que ocorrerá na Câmara dos Deputados. O debate foi organizado pela comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e da Educação.

O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, e a vice-presidente, Patrícia Della Mea Plentz participam do seminário.

Na quarta-feira (30), Bebeto representará a entidade na mesa que vai abordar as perspectivas para as universidades brasileiras. O presidente da Apufsc destaca a importância do evento, que envolve duas frentes parlamentares, no momento em que as universidades, a Ciência e a Tecnologia sofrem com cortes orçamentários e o governo sinaliza com uma fusão de Capes e CNPq, que afeta o sistema de pós-graduação e financiamento à pesquisa.

Também é uma oportunidade de reforçar o apoio ao Projeto de Lei 4992/2019, que é uma resposta ao Future-se do governo federal. O PL, apresentado pelo deputado federal Gastão Vieira (PROS-MA) no dia 11 de setembro tem o objetivo de garantir a autonomia universitária, ameaçada pelo programa do Ministério da Educação.

“No seminário, vamos mostrar que não aceitamos os cortes, pelo contrário, queremos que o orçamento seja ampliado no ano que vem. Também faremos uma defesa da autonomia universitária e da ideia de que a universidade pública brasileira é importante para o desenvolvimento do país”, diz Bebeto.

Na terça, o seminário será realizada às 9h e, na quarta, às 10h.

Imprensa Apufsc