Reitoria suspende flexibilização da jornada de técnicos-administrativos

Nota da CGU levou Administração da UFSC a interromper efeito de portarias

Na última sexta-feira (12), a Administração Central da UFSC suspendeu 35 portarias em vigor que garantiam a flexibilização da jornada de trabalho a Técnico-Administrativos (TAEs). A medida da reitoria diz respeito a uma Nota Técnica emitida pela Corregedoria Geral da União (CGU), e vale a partir do dia 23 de dezembro.

Na manhã de sexta, representantes do Sintufsc estiveram reunidos com o reitor da UFSC, Ubaldo César Balthazar, a pró-reitora de gestão de pessoas, Carla Búrigo e 34 gestores de unidades da Universidade. De acordo com o sindicato, Ubaldo não deu um prazo, mas afirmou que defende as 30 horas semanais e trabalha para retomar a flexibilização. 

Os técnicos-administrativos apontaram em suas falas as implicações do fim da flexibilização, como afastamentos por problemas de saúde e transtornos em setores que ficam abertos por 12 horas seguidas ou que possuem apenas um funcionário.

Ofício do reitor à CGU pede por reunião

A Administração Central enviou um ofício ainda na sexta-feira para a CGU solicitando uma reunião presencial para apresentar a metodologia de trabalho da Universidade e adequar os métodos aplicados às exigências legais.

O documento assinado por Ubaldo afirma que a UFSC se compromete em revitalizar estudos com pesquisadores da área para levantar indicadores que expressem os ganhos que a flexibilização da jornada trouxe a quem utiliza os serviços da Universidade.

Desde 2016 a UFSC possui uma Comissão Permanente que estuda o assunto e faz a análise técnica dos processos de flexibilização dos servidores Técnico-Administrativos, a CPFLEX. Informações sobre os processos podem ser encontradas na página da comissão.