Confira a apresentação feita pelo presidente da Apufsc

Bebeto Marques aponta série de medidas do governo federal para destruir as instituições de ensino

O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, tem alertado a categoria sobre o plano do governo federal para aniquilar as universidades. Na última Assembleia Geral, na reunião do Conselho de Representantes e em conversas com professores nos campi do interior, Bebeto Marques teve a oportunidade de apresentar um compilado com a série de medidas que afetam diretamente as instituições de ensino e os professores, no que ele chamou de “Mosaico de Destruição das Universidades”. 

Acesse a apresentação na íntegra aqui

Marques lembra que a UFSC, por exemplo, começou o ano de 2020 com R$ 62 milhões a menos no orçamento. O corte afeta despesas básicas, como luz, água, serviços de limpeza, segurança e funcionamento dos Restaurantes Universitários. E, ao contrário de 2019, quando o contingenciamento durou sete meses, agora o bloqueio já veio previsto no orçamento que foi sancionado por Jair Bolsonaro.

Além dos cortes em despesas de custeio e de capital, a UFSC também está com “recursos condicionados” nos itens de pagamento de pessoal, aposentadorias e precatórios num total de R$ 172 milhões. Essa é uma nova categoria orçamentária que só poderá ser utilizada com autorização do Congresso.

“Uma coisa é certa, se puderem liquidam as universidades federais. Como terão dificuldades, […] o plano B é deixá-la em um estado vegetativo ou exposta de tal forma ao mercado educacional, que sua morte será uma questão de tempo”, diz o presidente.