Bolsonaro é alvo de panelaço em todas as regiões do país

Manifestações marcadas para as 20h30 foram antecipadas

Manifestantes realizaram na noite desta quarta-feira (18), pelo segundo dia seguido, um panelaço contra o presidente Jair Bolsonaro em diversas cidades do país, inclusive em Santa Catarina. O protesto convocado em redes sociais em defesa da Educação e do Serviço Público foi impulsionado pela reação de Bolsonaro à crise do coronavírus, que afetou a rotina de milhões de brasileiros e deve ter duro impacto na economia.

O panelaço foi expressivo na região central de Florianópolis onde o presidente teve 76% dos votos no segundo turno em 2018. Na capital, houve protestos em vários bairros, como, Itacorubi, Abraão, Carvoeira, Trindade, Coqueiros, Estreito, Saco Grande, João Paulo, Jardim Atlântico e Agronômica. Em Joinville e Balneário Camboriú, no Norte de SC, também houve o manifestação.

O ato contra Bolsonaro estava marcado para as 20h30, mas, em bairros de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, alguns moradores anteciparam a mobilização, simultaneamente a um pronunciamento do presidente anunciando medidas contra a doença. Os atos se estenderam até a hora que tinha sido combinada.

A tática de protestar com uma projeção em fachada também foi usada em Ipanema, no Rio. Em Porto Alegre, uma projeção alternava mensagens em defesa do Sistema Único de Saúde com dizeres como “defender o SUS é defender nossas vidas” e mostrava o vídeo de Bolsonaro usando a máscara descartável durante coletiva de imprensa.

Leia na íntegra: Folha de São Paulo / NSC