Editoras internacionais liberam conteúdos sobre covid-19

Editores internacionais com os quais a Capes mantém contrato liberaram acesso aos seus conteúdos durante a pandemia de covid-19

Em resposta ao ofício assinado pelo presidente da Capes, Benedito Aguiar, onde as entidades científicas são convocadas a liberar o acesso a conteúdos referentes ao novo coronavírus, a EBSCO – uma das organizações parceiras do Portal de Periódicos CAPES que representa diversas editoras com conteúdo disponível no acervo – sinalizou algumas editoras que aderiram ao movimento para beneficiar a comunidade científica, com recursos pertinentes ao atual momento.

American Institute of Physics (AIP), Cambridge University Press, Oxford University Press (OUP), Royal Society of Chemistry, SAGE Journals e Taylor & Francis são algumas delas.

A ação foi motivada pela situação atual de confinamento e restrição de contato, e pretende apoiar a comunidade de pesquisa no processo de entendimento e minimização do impacto do novo coronavírus.

Os parceiros com os quais a Capes mantém contrato “removeram o controle de acesso aos seus conteúdos fechados em atenção à pandemia, em decorrência do grande número de pessoas infectadas e vitimadas pelo Covid-19”, explicou Patrícia de Almeida, coordenadora geral do Portal de Periódicos. Esse material disponível ajudará pesquisadores, médicos, enfermeiros e outros profissionais engajados com a emergência de saúde global, para o controle da situação.

Outras editoras internacionais já haviam liberado o acesso gratuito aos seus artigos, como a Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), que deixou em acesso aberto 50 artigos científicos, publicados em 2019, nas suas 16 revistas acadêmicas, a British Medical Journals (BMJ), Annual Reviews,  editora Emerald, Elsevier, entre outras.

Para verificar os conteúdos de cada editora, indexados no Portal de Periódicos CAPES, é preciso acessar a opção de consulta buscar base e inserir como termo de pesquisa o nome do editor. Todas as editoras citadas também podem ser localizadas pela consulta em buscar periódico.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência