Mulheres cientistas divulgam vídeo em defesa da ciência

Movimento “Nós somos a Ciência” reforça a importância da produção científica em meio à pandemia

O movimento “Nós somos a Ciência” surgiu para ressaltar a importância da produção científica no combate ao novo coronavírus e no cotidiano das pessoas. Em um segundo vídeo, publicado nesta quarta-feira (22), são as cientistas brasileiras que dão voz ao movimento. 

As pesquisadoras explicam, por exemplo, como o trabalho da ciência pode ajudar a minimizar os problemas, além de dar mais coerência nas tomadas de decisão das autoridades públicas, afastando o ‘achismo’ e criando uma linha lógica de raciocínio. “Com a ciência é possível buscar respostas para as questões que afligem a sociedade”, explica Jaqueline Goes de Jesus, pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP.

Participam do vídeo, por exemplo, Duilia de Mello, da Catholic University of America (Washington DC); Márcia Barbosa, professora titular da UFRGS e diretora da Academia Brasileira de Ciências; Ale Pacini, física espacial do INPE, do canal “O que diz a física”; e Brysa Silveira, mestre em Bioquímica e Biologia Molecular da UFBA, entre  outras.

Confira o vídeo do “Nós somos a Ciência”.

Fonte: Jornal da Ciência