Maia pede a Bolsonaro que Enem seja adiado

Presidente ficou de avaliar, segundo deputado

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou ontem que pediu ao presidente Jair Bolsonaro o adiamento da aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, em virtude da pandemia.

“Um pleito importante que eu fiz ao presidente, e ele ficou de avaliar, disse que é muito importante e que havia uma demanda muito grande da Câmara, é o adiamento do Enem. Ele ficou muito sensível, ficou de avaliar e dar uma resposta”, disse Maia.

O parlamentar esteve no Palácio do Planalto para conhecer o Centro de Coordenação das Operações do Comitê de Crise da Covid-19 (Ccop) a convite dos ministros Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, e Braga Netto, da Casa Civil.

Os estudantes têm até o dia 22 para se inscrever no exame, cujas provas, neste ano, poderão ser feitas também on-line. O Enem impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro e a versão digital, em 22 e 29 de novembro. No entanto, alunos de todo país têm relatado, nas redes sociais, dificuldades de acesso à internet e problemas para estudar o conteúdo do exame.

Com a confirmação da data de aplicação do exame pelo governo, deputados e senadores têm apresentado propostas para que as provas sejam adiadas. Na Câmara, líderes partidários têm pressionado o presidente da casa para construir alternativas que assegurem que alunos não sejam prejudicados. Entre as propostas, a de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB/SP) pede o adiamento da aplicação da prova por 60 dias.

Valor Econômico