MEC prorroga inscrições no Enem após baixa adesão de alunos da rede pública

Prazo, que se encerraria nesta sexta-feira (22), é prorrogado até a próxima quarta, 27 de maio

O Inep (Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para o Enem 2020, que se encerraria nesta sexta-feira (22). As inscrições para o exame seguem, agora, até quarta-feira (27), segundo o ministro Educação, Abraham Weintraub, que se manifestou nas redes sociais.

“Decidimos prorrogar o prazo das inscrições do Enem até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até 28/05. Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do @inep_oficial”, afirmou Weintraub, em uma rede social.”

A decisão foi tomada após pedido das secretarias estaduais de Educação, que identificaram baixa adesão de alunos concluintes do ensino médio —reflexo da pandemia de coronavírus.

O exame ocorreria em novembro, mas foi adiado por 30 ou 60 dias, ainda sem data definida. Weintraub vinha ignorando pedidos de adiamento, mas mudou de posição após iminente derrota no Congresso sobre o tema. O presidente Jair Bolsonaro deu o aval para a alteração.

Em nota, o instituto afirma que a mudança ocorre após uma reunião da instituição com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), na manhã desta sexta. “O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público”, informou.

Ontem, o conselho havia enviado um ofício ao Inep pedindo que as inscrições fossem prorrogadas até junho. Entre as justificativas, estava a dificuldade de acesso à internet de parte dos estudantes da rede pública de ensino, já que eles estão afastados das escolas devido à pandemia.

Problemas na inscrição

Até as 12h desta sexta-feira, 5.151.868 pessoas já estavam inscritas, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100 na digital, de acordo com o Inep.

No entanto, outros candidatos relataram problemas durante o processo de inscrição, como:

  • tela travada em uma das etapas
  • boleto bancário não é gerado
  • pagamento da taxa de inscrição não é confirmada.

Fonte: Folha / G1