Responda à pesquisa da UFSC sobre atividades acadêmicas durante a pandemia

Docentes, técnicos-administrativos em Educação e estudantes de todos os níveis são convidados a responder ao questionário

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibiliza nesta semana um questionário para o levantamento de informações sobre atividades pedagógicas não presenciais. O formulário foi elaborado pelo subcomitê Acadêmico, com participação dos subcomitês Científico e de Assistência Estudantil, responsáveis por elaborar propostas para a Universidade durante a pandemia de Covid-19,

São três questionários distintos, que deverão ser respondidos por docentes, técnicos-administrativos em Educação e estudantes de graduação, pós-graduação e do nível médio do Colégio de Aplicação.

O questionário está disponível por meio dos links abaixo:

O objetivo é centralizar a coleta de informações de toda a Universidade, e levantar dados para subsidiar decisões neste momento de pandemia. A principal delas: conhecer as condições reais de uso de tecnologias digitais de educação para atividades pedagógicas não presenciais, bem como das necessidades para o retorno do ensino presencial na UFSC.

“Assim como apontamos na mensagem de apresentação do questionário, temos o objetivo central de identificar os fatores para compor um plano de redimensionamento do calendário escolar 2020.1”, explica Alexandre Marino Costa, coordenador do Subcomitê Acadêmico. Marino esclarece que o subcomitê tem conhecimento de outros levantamentos que foram feitos por centros de ensino, cursos e programas de pós-graduação. Mas pontua que esta nova pesquisa está focada somente em aspectos relacionados ao ensino, pensando na UFSC como um todo. 

“O plano que iremos desenvolver tem ampla participação da comunidade, e iremos juntos preservar o compromisso da UFSC em oferecer ensino público, gratuito, de qualidade, seguro e para todos”, ressalta.

A identificação dos respondentes será mantida em sigilo e as respostas farão parte do banco de dados de forma anônima. Haverá garantia de anonimato das respostas, exceto para a equipe que fará análise dos dados, a qual assinará um termo de confidencialidade. Para acessar a pesquisa é preciso efetuar login por meio do idUFSC cadastrado nos sites e webmail institucionais.

Fonte: Agecom UFSC