Comissão do Conselho Universitário emitirá parecer sobre propostas de retomada do ensino na UFSC

Apreciação do parecer pelo CUn deve ocorrer no dia 17 de julho

Uma comissão paritária formada por representantes dos professores, estudantes e técnicos-administrativos em Educação tem a missão de apresentar, até o dia 13 de julho, um parecer sobre a minuta de Resolução que oficializa as propostas de retomada das atividades de ensino na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A minuta de Resolução integra o relatório final das atividades do Comitê de Combate à Covid-19, cujo resultado preliminar foi apresentado ao Conselho Universitário (CUn) na reunião desta sexta-feira, 26 de junho. O parecer da comissão será analisado e debatido nos Centros de Ensino e apreciado em nova reunião do CUn no dia 17 de julho.

Durante a sessão, conselheiros leram manifestos em que levantaram questionamentos sobre as propostas constantes do relatório final. Houve críticas ao levantamento realizado para averiguação da possibilidade de participação em atividades pedagógicas não presenciais e preocupações relacionadas à inclusão digital e desenvolvimento de aulas. Outras questões foram debatidas como o acesso a recursos de acessibilidade, condições de trabalho, além de condições orçamentárias para a UFSC adotar as medidas propostas. Também se manifestou um grupo de estudantes indígenas, que alertou para as condições de vulnerabilidade e dificuldades de acesso ao ensino remoto nas aldeias.

Na sessão, alguns conselheiros avançaram no debate das propostas do Comitê, como as relativas ao calendário acadêmico. Houve manifestações no sentido de que o calendário acadêmico fosse unificado para toda a Universidade. Essa é uma das questões que deverá ser analisada pela comissão.

A comissão paritária é formada pelos docentes Antonio Alberto Brunetta e Eugênio Simão; pelos técnicos Eduardo de Mello Garcia e Larissa Regina Topanotti e pelos discentes Matheus Engel Voigt e German Gregório Monterrosa Ayala Filho. A portaria com a designação da comissão será publicada na segunda-feira, dia 29 de junho. O professor Brunetta preside a comissão.

A sessão do CUn desta sexta-feira foi transmitida ao vivo pela Internet. O vídeo completo está disponível no YouTube.

Leia na íntegra: Agecom UFSC