Dúvidas sobre o financiamento da educação básica dominam a internet

Renovação do Fundeb foi aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira

Os rumos do financiamento da educação básica e da valorização dos professores dominaram as pesquisas do brasileiro na internet recentemente. Conforme dados do Google, a pergunta “o que é fundeb” teve aumento de 1.350% nos últimos sete dias. Na terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou em dois turnos a Proposta de Emenda à Constituição de renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O texto segue agora para o Senado.

As cinco perguntas mais buscadas sobre o Fundeb na internet nos últimos 7 dias foram “o que significa Fundeb?”, “quem votou contra o Fundeb?”, “para que serve o Fundeb?”, “o que é o novo Fundeb?” e “quem criou o Fundeb?”. Na última semana, o Ceará foi o Estado que mais buscou por “fundeb”, seguido por Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba e Bahia. O Ceará também é o Estado onde o interesse pelo Fundeb mais cresceu durante o mês de julho na comparação com o mês anterior: 11 vezes mais buscas. Já na média nacional, o interesse pelo Fundeb dobrou neste mês ante junho.

Apesar do pico de buscas pelo Fundeb nesta semana, o nível de interesse pelo tema é bem menor que o registrado em dezembro de 2006, quando ele foi criado, ou mesmo do que o verificado em abril de 2007, quando o texto de regulamentação foi aprovado. Comparado a abril de 2007, pico histórico de interesse pelo Fundeb, o tema registra, em julho de 2020, menos de um quinto do interesse que alcançou na época.

Leia na íntegra: Veja

Compartilhar