Reitor Ubaldo Cesar Balthazar grava mensagens de boas-vindas aos estudantes da UFSC

Em mensagem gravada, o reitor agradece a toda a comunidade acadêmica pelos esforços e relembra que “a normalidade que tanto almejamos é a que estamos construindo diariamente nesse novo modelo de vida”

O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, gravou uma mensagem de boas-vindas aos estudantes da Universidade, para marcar o reinício do semestre 2020.1 nesta segunda-feira, 31 de agosto. Confira, abaixo, o texto na íntegra. O vídeo está disponível no link.

Sejam bem-vindas e bem-vindos de volta à UFSC. Hoje, reiniciamos o semestre 2020.1, de forma bem diferente, com o ensino não presencial.

É uma etapa inédita e complexa que iremos atravessar juntos. É um momento importante da nossa história, de quase sessenta anos de excelência. E tenho certeza que o faremos, mais uma vez, com dedicação, respeito e cuidado. A modalidade não presencial, como todos sabem, foi adotada em razão da pandemia, com o objetivo de preservar vidas. Agora, retomamos as nossas aulas após meses de debates, estudos e decisões, para que essa mudança seja inclusiva e acessível.

Todos nós servidores sejam os professores ou os técnicos administrativos e estudantes, estamos fazendo o nosso melhor, em um momento pleno de peculiaridades. Por isso, quero agradecer todo o empenho e dedicação de cada docente e cada técnico envolvido neste processo. 

Obrigado a você, que atua nas coordenadorias, nos expedientes dos cursos e nos setores administrativos da UFSC. Aos professores, que nas últimas semanas participaram de muitas reuniões, de muito planejamento, obrigado. Vocês se dedicaram às atividades de reorganizar conteúdos, restabelecer rotinas e compor novas grades curriculares.

Muito obrigado.

Gratidão a você, servidor técnico-administrativo, que trabalhou nas últimas semanas fazendo levantamentos, separação e entregas nesta primeira fase de empréstimo de computadores. Estamos realizando uma verdadeira campanha em prol dos nossos estudantes. Graças à sua dedicação, mais alunos terão acesso às aulas.

Nossas vidas estão diferentes. Nossas rotinas têm outros aspectos e padrões. Estamos em plena pandemia, e a normalidade que tanto almejamos é a que estamos construindo diariamente nesse novo modelo de vida. É nesse contexto que quero saudar o reinício das atividades. E quero acolher os calouros e recepcionar de volta nossos estudantes, que já estão na UFSC há mais tempo.

Sejam bem-vindos! Nesses primeiros dias teremos a missão fundamental de  identificar dificuldades e apoiar cada um e cada uma nessa transição.

Estamos em adaptação. Vamos adequar nossas rotinas, e atender nossos estudantes. Tenhamos paciência, pois este é um período novo para todos nós. Buscaremos novos caminhos, e tenho certeza que sairemos melhores desta experiência, com o apoio de todas e todos, e com a confiança na ciência.

Seguimos juntos, pela UFSC. Com Ciência, Pela Vida.

Muito obrigado e boas aulas a todos!

Fonte: Notícias UFSC