Escolas de SC vão mapear alunos que podem ter aulas presenciais

Diretrizes da volta às aulas no Estado foram divulgadas pela Secretaria de Educação nesta quarta-feira, dia 9

Com uma série de regras para todos os alunos e professores, está prevista para o dia 13 de outubro a volta das atividades presenciais na rede estadual de ensino em Santa Catarina. No entanto, inicialmente não serão aulas tradicionais da grade curricular, apenas atividades pedagógicas de reforço e focadas nos estudantes que não estão conseguindo acompanhar o conteúdo de casa.

Para isso, as diretrizes divulgadas pela Secretaria de Estado da Educação nesta quarta-feira (9) estabelecem que as escolas deverão fazer o mapeamento dos alunos que poderão voltar presencialmente à sala de aula. O texto cita o mapeamento daqueles que não apresentam condições de retorno e também dos estudantes que não tiveram acesso às atividades remotas ou que não conseguiram cumprir as atividades propostas.

Separadamente, a diretriz aponta que as unidades de ensino devem fazer um acompanhamento diferenciado com os alunos da educação especial. Os familiares devem ser consultados em busca de uma decisão sobre o retorno ou não destes alunos.

Conforme o documento da secretaria, as escolas deverão “definir os grupos que serão atendidos presencialmente com prioridade, observando que os critérios devem ser validados preferencialmente em diálogo com as comunidades escolares”.

Em relação às atividades a distância que vêm sendo feitas durante a pandemia, a retomada prevista para o mês que vem não irá mudar nada. O ensino em casa vai continuar até o retorno total das atividades presenciais, e até mesmo os alunos que vão voltar nos primeiros grupos ainda devem ser estimulados a seguir com as atividades remotas.

Controle também no transporte escolar

Para os alunos que vão voltar a ter atividades presenciais, existem também diretrizes no transporte escolar. Conforme o documento da Secretaria de Estado da Educação, em todos os veículos deve ser respeitado o espaço de um assento entre cada pessoa. Nos ônibus escolares é proibido que passageiros fiquem em pé, e os assentos devem ser marcados e repetidos todos os dias pelos mesmos estudantes.

As recomendações envolvem também o distanciamento de 1,5 metro no embarque e desembarque, o uso de álcool gel e a limpeza constante dos veículos.

Fonte: NSC