PUCRS decide manter ensino online até o final do ano

Universidade segue com modelo vigente, que prevê retomada gradual somente de estágios obrigatórios, atividades práticas e alguns serviços da instituição

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) manterá as aulas online até o final do segundo semestre de 2020. Conforme a universidade, a decisão considera anseios da comunidade acadêmica, as regulamentações do poder público e é pautada pela instabilidade dos indicadores da covid-19, já que a Capital retornou à bandeira vermelha no sistema de distanciamento controlado do governo estadual.  

— Seguimos em um cenário de muita incerteza, que não nos permite previsibilidade e segurança para uma alteração no nosso modelo vigente — ressalta o reitor, Irmão Evilázio Teixeira.

A PUCRS também informou que pretende disponibilizar alguns serviços de apoio e ambientes para estudo e trabalho a quem desejar, a partir de outubro. As aulas da pós-graduação lato sensu devem iniciar em outubro, conforme calendário específico de cada curso. Para este retorno, um modelo remoto foi especialmente desenvolvido e será adotado até que o retorno presencial seja considerado uma possibilidade segura para professores e alunos.  

Sobre a retomada das atividades de pesquisa, estágios obrigatórios e atividades práticas que não sejam passíveis de substituição pelas aulas remotas, a PUCRS segue o que preveem as leis municipais. Atividades de pesquisa em laboratórios estão autorizadas, assim como o acesso às estruturas de pesquisa para estudantes de mestrado e doutorado que tenham a condução de seus estudos inviabilizada de maneira remota.   

A partir da data de publicação do decreto, algumas das atividades foram retomadas de forma gradual e parcial, e seguirão o planejamento de cada curso ao longo deste semestre, cumprindo os protocolos de prevenção e segurança.

Fonte: GZH