UFSC abre inscrições para capacitações do programa de formação continuada e curso de produção digital para docentes

Todos os cursos serão ofertados na modalidade a distância e ocorrem entre outubro e novembro

O Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para cinco cursos. Todos são ofertados na modalidade a distância e ocorrem entre outubro e novembro. As inscrições são feitas pelo Sistema Gestor de Capacitação.

As capacitações contemplam variados assuntos relacionados à área da educação, como os processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais de informação e comunicação, a inovação no ensino virtual, a qualificação da prática pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior e o uso das ferramentas do Moodle.

Confira mais informações sobre os cursos:

Atividade formativa: Aspectos didático-metodológicos de processos de ensino e aprendizagem mediados por TDIC – tecnologias digitais de informação e comunicação, no Ensino Superior – formação pedagógica
Carga horária: 32 horas
Período do curso: de 19/10/2020 a 7/11/2020
Objetivo: promover a formação dos diferentes participantes para a elaboração de propostas curriculares que perspectivem a integração das TDIC aos planos de ensino; promover a orientação e o acompanhamento pedagógico na operacionalização de atividades e projetos de ensino que necessitem de integração de TDIC; subsidiar teoricamente os pressupostos pedagógicos dos colegiados e NDE (Núcleo Docente Estruturante) de curso no tocante às alterações dos seus planos de ensino e PPC (Projetos Políticos de Cursos) da UFSC, no que se refere às concepções da modalidade de ensino não presencial com mediação pedagógica por meio de TDIC; oportunizar, por meio da formação tecnológica, a criação, a produção e o desenvolvimento de materiais e conteúdos didáticos digitais.
Período de inscrição:  de 21/09/2020 a 7/10/2020

Atividade formativa: Curso de atualização para docentes: qualificando a prática pedagógica na educação básica e ensino superior – formação pedagógica
Carga horária: 20 horas
Período do curso: de 9/11/2020 a 18/11/2020
Objetivo: propiciar a atualização dos docentes para atuar dentro de uma prática pedagógica inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior da UFSC
Período de inscrição: de 28/09/2020 a 26/10/2020

Atividade Formativa: Elaboração de banco de questões dinâmicos para questionários do Moodle – formação pedagógica
Carga horária: 20 horas
Período do curso: de 15/10/2020 a 30/10/2020
Objetivo: demonstrar ferramentas para geração de questões aleatórias, para compor um banco de questões no Moodle, usando o pacote exams do R.
Período de inscrição: de 21/09/2020 a 4/10/2020

Atividade Formativa: Inovação no ensino virtual – formação pedagógica
Carga horária: 20 horas
Período do curso: 19/10/2020 a 19/11/2020
Objetivo: apresentar informações relevantes sobre cultura digital e as novas formas de ensinar e aprender, assim como demonstrar as potencialidades da plataforma Moodle, possibilitando melhorias na utilização de ferramentas voltadas para a educação presencial e a distância.
Período de inscrição: De 18/09/2020 a 8/10/2020

Atividade Formativa: Moodle básico para professores – formação pedagógica
Carga horária: 32 Horas
Período do curso: de 5/10/2020 a 30/10/2020
Objetivo: capacitar os participantes para a utilização dos recursos digitais oferecidos pela plataforma Moodle da UFSC na elaboração, organização e utilização de salas virtuais de aprendizagem.
Período de inscrição: de 18/09/2020 a 01/10/2020

curso de produção de conteúdo digital

Abriram também nesta segunda-feira, 28 de setembro, as inscrições para a primeira turma do curso de extensão a distância Produção de conteúdo digital para inovação da prática docente, promovido pelo Núcleo de Formação e Inovação: integração das TDIC na Educação Básica com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Com carga horária de 16 horas, as atividades ocorrem de 5 a 19 de outubro e dão direito a certificado. Os interessados podem se inscrever até sábado, 3 de outubro, pelo sistema de inscrições da UFSC.

As inscrições para a segunda turma do curso ocorrem entre 5 e 17 de outubro. As aulas têm início em 19 de outubro e seguem até 2 de novembro. São disponibilizadas 100 vagas por turma.

A ementa do curso, organizado a partir de interações síncronas e assíncronas, contempla: introdução à produção de vídeos utilizando o software OBS (Open Broadcaster Software): criação de cenas, adição e configuração de fontes, transições de cenas, modo estúdio; criação/adição de interações em vídeos com H5P no Moodle, tendo como principal objetivo a formação docente para a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em atividades não presenciais. 

Mais informações na página do Núcleo Formação e Inovação.

Fonte: Agecom