UFSC lança cartilha com serviços de apoio disponíveis aos estudantes durante a pandemia

Material traz informações sobre o funcionamento da Universidade

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Subcomitê de Assistência Estudantil, lançou, na terça-feira, 29 de setembro, uma cartilha voltada aos estudantes com informações sobre o funcionamento da Universidade durante o período de pandemia. A cartilha contém 95 páginas com informações sobre disciplinas, calendário acadêmico, programas de Assistência Estudantil, contatos e sites úteis, orientações sobre Restaurantes Universitários e Bibliotecas, além de serviços de saúde, transporte e lazer externos à instituição.

“Um dos objetivos do Subcomitê de Assistência Estudantil é propor medidas e ações necessárias ao enfrentamento da pandemia, no que diz respeito às necessidades relacionadas à assistência estudantil. Com isso, as reflexões e discussões do grupo chegaram à necessidade de publicação de um material que servisse de orientação à comunidade UFSC,  com a perspectiva que também na  pandemia estamos expostos além dos riscos de contaminação, também a necessidades diversas como auxílio jurídico, assistência social, lazer e cultura, saúde psicossocial, calendário escolar, auxílios e programas assistenciais”, salienta Francis Tourinho, secretária de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC.

  • Acesse aqui a Cartilha de Assistência Estudantil

A elaboração da cartilha ficou com a equipe da Sinter, que sintetizou as informações, unindo outras cartilhas e informações de unidades da UFSC e dos municípios onde a UFSC tem campus. A cartilha ainda contou com o apoio da equipe da Secretaria de Educação a Distância (Sead), para formatação e layout.

“Acredito que ela será de fundamental importância para esclarecimentos e orientações aos calouros, veteranos, pós-graduandos e estudantes de intercambio, e toda a comunidade UFSC neste período de pandemia e depois na pós-pandemia. A aplicabilidade no cotidiano da vida de cada um estará muito relacionada com as necessidades individuais. É hora de agradecer a cada um que em algum momento da UFSC escreveu uma orientação, criou um serviço, pois essas ideias iniciais puderam dar o arcabouço inicial da cartilha e ainda a grande equipe que se formou por cada unidade e setor envolvidos diretamente nas informações da cartilha pela contribuição”, complementa a gestora.

Subcomitê de Assistência Estudantil

Estrutura montada em maio de 2020, para o combate à pandemia de Covid-19 na UFSC, o Subcomitê é composto por: Claudia Priscila Schupel dos Santos, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae); Francis Solange Vieira Tourinho, da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad); Lincoln Fernandes, da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter); Fernando Richartz, da Secretaria de Planejamento (Seplan); Marcio Clemes, da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC); Lucas Pazin, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de centros de ensino da Universidade, como Ana Carla Bastos (CCA) e Dilceane Carraro (CSE) e Rossana Lopes Pereira de Souza (UFSC Araranguá). 

Fonte: Agecom UFSC