Plataforma interativa reúne dados e análises sobre juventude, educação e trabalho

Ferramenta traz indicadores segmentados por estados, regiões e municípios, atualizados no contexto da pandemia de Covid-19

Quem quer conhecer melhor os desafios que as próximas gestões terão de enfrentar nos campos da educação, trabalho e juventude acaba de ganhar uma nova ferramenta. Entra no ar nesta terça-feira a Plataforma JET – Juventude, Educação e Trabalho que reúne dados, análises, conteúdo audiovisual, gráficos e mapas sobre estes três temas essenciais para o futuro do país.

Além da segmentação por município, para os eleitores cobrarem os próximos prefeitos e vereadores que sairão das eleições deste ano, os painéis podem ser consultados por estado, região, além de disponibilizar os números do país. A plataforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho com apoio do Itaú Educação e Trabalho, é gratuita e permite uma navegação fácil por diversos bancos de dados.

Na ferramenta é possível conferir indicadores como acesso à escola, Ideb, situação dos jovens no mercado de trabalho, informalidade, desemprego, além de índices como gravidez na adolescência e violência. Os dados também podem ser filtrados por sexo, cor/raça, faixa etária e nível econômico. E as informações já foram atualizadas em meio ao contexto da pandemia de Covid -19.

Segundo o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia, a plataforma também pode servir para que os novos gestores que serão eleitos este ano formulem suas políticas públicas.

— Educação, juventude e trabalho são questões entrelaçadas. Há uma reação de causa e efeito: uma puxa a outra. E essa plataforma facilita o trabalho do gestor que queira fazer realmente um diagnóstico dos problemas e trabalhar em cima — diz Risolia, ressaltando que pesquisadores, jornalistas e educadores também terão na ferramenta mais uma fonte de dados para a produzir conhecimento.

O lançamento será às 16h30, em encontro online transmitido pelo YouTube do Canal Futura, com a participação da secretária de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’anna; do colunista de educação do Globo e diretor da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Antônio Gois; e do Coordenador Nacional da Área de Geração de Conhecimento para a Promoção do Trabalho Decente da OIT (Organização Internacional do Trabalho), José Ribeiro. A mediação será da jornalista e colunista Miriam Leitão.

As informações disponibilizadas têm como base os dados do IBGE, Inep, Ministério da Saúde e Ministério da Economia. Cada tema é também apresentado por vídeos produzidos pelo Canal Futura.

Fonte: O Globo