Tese da pós em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC tem qualidade reconhecida pela Capes

A pesquisa de Naiane Paiva Stochero recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2020

Naiane Paiva Stochero recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2020, na área de Materiais, pelo “Desenvolvimento de espumas de casca cerâmica obtidas por espumação direta e gelcasting para produção de queimadores porosos radiantes”. A tese foi desenvolvida no Laboratório de Materiais Vitrocerâmicos (Vitrocer) e defendida em 2019, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foto: Reprodução

Sob a orientação do supervisor do Vitrocer, Antonio Pedro Novaes de Oliveira, e coorientação de Elisângela Guzi de Moraes, Naiane desenvolveu novo material e seu processo de síntese, e aplicou técnicas avançadas de caracterização que envolviam aspectos do uso final do material, obtendo assim um resultado mais próximo à aplicação final. Em resumo, espumas cerâmicas obtidas a partir do reaproveitamento da casca cerâmica (resíduo proveniente do processo de fundição de precisão) foram processadas por meio de espumação direta e gelcasting de proteínas, processos não convencionais, para a produção de queimadores porosos radiantes. Os resultados mostraram que as espumas de casca cerâmica produzidas apresentam-se em uma faixa de permeabilidade típica de espumas de réplica polimérica e, portanto, são adequadas para a aplicação em queimadores porosos radiantes. O potencial de aplicação dos queimadores porosos produzidos incluem diversos processos industriais, tais como cozimento de alimentos, têmpera de vidros e tratamento térmico de metais, pois operaram em condições semelhantes aos queimadores convencionais, além de resistirem aos ciclos térmicos e às temperaturas impostas.

Em nota, a Capes afirmou que a contribuição de Naiane é de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil. “Além disso, foram publicados 7 artigos indexados em revistas internacionais, o que atesta a qualidade do trabalho. Outro ponto importante é que quase em seguida à conclusão do doutorado, Naiane foi contratada por Universidade de nosso Estado”, acrescenta o Prof. Antônio Pedro, referindo-se ao fato de que sua ex-aluna hoje é professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Uniasselvi, na modalidade Ensino a Distancia. Vale lembrar que Naiane fez doutorado e pós-doutorado no PGMAT, detentor de nota máxima (7) segundo avaliação da Capes, agência federal que avalia os cursos brasileiros de pós-graduação.

Sobre o Prêmio CAPES de Teses

De acordo com a Capes, a atual edição do prêmio registrou o maior número de inscrições da história: 1.421 teses foram submetidas à avaliação. Ano passado foram 1.142 e, na primeira edição, em 2006, apenas 228. “A quantidade crescente de teses mostra o apreço contínuo da Capes pela qualidade e pela competitividade da pós-graduação brasileira. Parabenizo a todos os participantes, em especial os vencedores, que se sobressaíram em um certame cada vez mais numeroso”, afirmou o presidente da instituição, Benedito Aguiar.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é fruto de parceria entre a Capes, a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright e o Instituto Serrapilheira. Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC