Em SC, 12 mil estudantes do 3° ano do ensino médio devem retornar dia 19 às escolas

Sindicato dos Professores (Sinte) e Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam) são contrários a volta às aulas de forma presencial

A volta às aulas em Santa Catarina deve mesmo ocorrer no dia 19 de outubro. Em entrevista ao Bom Dia SC desta quinta-feira (8), o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, falou sobre a retomada das atividades. 

– A partir de 13 de outubro, as escolas que estiverem organizadas dentro dos protocolos, seus planos de contingência adequados, poderão retomar as atividades. Na rede estadual, como vamos antecipar o dia do professor, nós trabalharemos então dias 14, 15 e 16 com os professores e gestores das escolas e, partir do dia 19, o primeiro movimento dos estudantes, em torno de 12 mil estudantes do 3° ano ensino médio.

Para Sindicato dos professores “não há segurança” no retorno

O Sindicato dos Professores de Santa Catarina (Sinte) é contrário a volta às aulas de forma presencial a partir do dia 19 de outubro, segundo indicativo da Secretaria Estadual de Educação, para as áreas de risco moderado ou alto para coronavírus. O cenário atual coloca em nível alto (amarelo) as regiões da Serra catarinense, Oeste, Xanxerê, Médio Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí — seriam estas as regiões permitidas para a volta dos estudantes.

O coordenador do Sinte, Luiz Carlos Vieira, acredita que as aulas não devem voltar agora. “Pra nós não é o momento da volta. Temos sete meses de ensino remoto e cerca de um mês e meio até o fim do ano escolar. Percebemos que as escolas não têm estrutura adequada e não há nenhuma garantia de segurança da saúde e da vida”, diz a liderança sindical, que pede a contratação de mais professores.

Suzana Dallanhol, mestre em psicologia pela UFSC e representante do movimento Pais pela Educação SC, defende a retomada imediata das aulas presenciais. Ela faz parte do grupo que hoje agrega cerca de 500 pais que pedem pela retomada das atividades presenciais.

“Os pais e as mães estão indignados com a demora pela definição de volta às aulas. O movimento foi crescendo de forma orgânica. Nós defendemos a liberdade de escolha para que tenha tanto a aula presencial como online e as famílias possam escolher”, finaliza a psicóloga.

A partir do dia 19 as aulas presenciais devem voltar em 715 escolas estaduais de ensino médio, com 12.200 alunos do 3° ano que não participaram das aulas remotas ou tiveram dificuldade de aprendizado.

A Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam) também é contra a volta às aulas presenciais em Santa Catarina. Para a Fecam, o ideal é manter o ensino remoto até o final de 2020 “para que se possa planejar o retorno com a responsabilidade e o cuidado necessário para os mais de 750 mil estudantes das redes municipais de ensino”. 

A Fecam agendou uma audiência com o Ministério Público de SC e entidades para esta quinta-feira (8), às 12h30, para tratar do assunto. Em nota, a Fecam que diz que “entende ser necessário o diálogo entre as entidades ligadas à educação devido à complexidade de preparar o novo cenário de retorno de alunos, de professores, da organização de estrutura e de formato de avaliações e aproveitamento de conteúdo”.

Segundo a consultora em educação da entidade, Gilmara da Silva, a maior preocupação é com a qualidade do processo pedagógico.  “A Federação considera que o retorno gradual, para quem comprovou dificuldade em poucos dias letivos disponíveis para encerrar o ano letivo, não representa, significativo ganho para redução das lacunas de aprendizagem ou para a superação das dificuldades apresentadas. Em função disso, a Fecam sugere que se mantenha a modelagem de oferta não presencial até o final de 2020 para que se possa planejar o retorno com a responsabilidade e o cuidado necessário para os mais de 750 mil estudantes das redes municipais de ensino”.

Fonte: NSC