Sepex em Casa começa nesta quinta-feira, dia 22

Solenidade de abertura da 18ª SEPEX começa às 10h; evento será transmitido pelo canal da UFSC no Youtube

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, de 22 e 23 de outubro, a 18ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) pela primeira vez em formato 100% on-line. A Sepex em Casa traz o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 (SNCT) “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

A programação diversificada inclui três eixos principais – Ciência e Tecnologia, Bioeconomia e Conheça a UFSC – em palestras ao vivo e gravadas, debates, tours nos laboratórios de pesquisa da UFSC, Mostra de Ciências Virtual, Diálogos sobre o Vestibular, apresentação de cursos de Pós-Graduação da UFSC, além de minicursos e oficinas.

A cerimônia de abertura do evento será realizada às 10h desta quinta-feira, 22 de outubro, e terá uma apresentação com os músicos Roger Corrêa (gaita de fole), Iva Nunes Giracca (violino) e Érico Miranda Schmitt (violoncelo), da Camerata Florianópolis e a presença do reitor Ubaldo Cesar Balthazar. Em seguida, ocorrerá a conferência de Abertura, com a palestra ao vivo “A Amazônia próxima a um ponto de não retorno. Necessidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé”, com Carlos A. Nobre. O pesquisador é colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Em cada painel, na quinta e sexta-feira, 22 e 23 de outubro (a partir das 14h), a Sepex em Casa apresenta palestras curtas em vídeos de cientistas da UFSC sobre suas ações na pesquisa e no combate à Covid-19. Os pesquisadores falarão a respeito do cuidado de Enfermagem e relação entre Covid-19 e Diabetes, por exemplo; desafios com atendimento durante as doações de sangue; fadiga pós-viral; impactos sociais da Covid-19 no Brasil, entre outros.

A proposta, além de trazer ao público um pouco do que é produzido no ensino, pesquisa, extensão e inovação da UFSC, é despertar o interesse pela ciência em pessoas de todas as idades. Todo o material audiovisual ficará disponível para consulta no site, no canal da UFSC e no canal da TV UFSC no YouTube, onde a maioria dos eventos serão transmitidos.

Os campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville trarão, em seus sites e redes sociais, uma programação especial sobre a ciência nos campi.

Confira a programação completa aqui.

Fonte: Notícias UFSC