CAXIF, Apufsc e DCE promovem debate com candidatos à prefeitura da capital

Evento será transmitido ao vivo no dia 29 de outubro a partir das 20h40, pela TV UFSC e pelo Youtube

No dia 29 de outubro, às 20h40, o Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) do curso de Direito da federal de Santa Catarina, vai promover um debate entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis. O objetivo é oferecer um espaço democrático de discussão política antes do primeiro turno das eleições municipais de 2020. O evento será transmitido pela TV UFSC ao vivo pelo canal aberto e à cabo de televisão e pelo canal da emissora no Youtube.

A Apufsc participa e apoia a iniciativa, assim como o Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos (DCE).

Segundo Vinícius Schulz Nardes, membro da Diretoria do CAXIF, a iniciativa é movida pelo compromisso das entidades com a democracia. “Como a mídia tradicional não vai promover debates, vimos essa necessidade de promover mesmo nas circunstâncias em que estamos. Foi construído um protocolo de segurança sanitária junto a administração central da UFSC que será adotado no dia do evento.”

Participam da conversa, no auditório da TV UFSC, os candidatos vinculados a partidos com representação no Congresso Nacional. Até o momento, estão confirmadas a presença de sete postulantes: Orlando Silva (Novo), Ricardo Camargo Vieira (Solidariedade), Pedro Silvestre (PL), Elson Pereira (PSOL), Angela Amin (PP), Gean Loureiro (DEM) e  Helio Cesar Bairros (Patriota).

O debate será dividido em cinco blocos com perguntas entre os concorrentes ao cargo municipal com o propósito de apresentar as propostas de governo aos eleitores.  

Confira como vai funcionar a dinâmica do debate:

● Primeiro bloco: apresentação individual de cada candidato, limitada em
1min30s;

● Segundo bloco: perguntas entre os candidatos, de tema livre; sendo 1min30s de pergunta, 1min de resposta, 30s de réplica e 30s de tréplica;

● Terceiro bloco: perguntas entre os candidatos, com tema sorteado; sendo
1min30s de pergunta, 1min de resposta, 30s de réplica e 30s de tréplica;

● Intervalo: horário eleitoral;

● Quarto bloco: perguntas entre os candidatos, de tema livre; sendo 1min30s de pergunta, 1min de resposta, 30s de réplica e 30s de tréplica;

● Quinto bloco: exposição final individual de cada candidato, limitada em 1min30s.