Senador responde a entidades catarinenses sobre manifesto contra redução do Parque Nacional de São Joaquim

Esperidião Amin pediu mais tempo para debater projeto de lei para o qual havia solicitado urgência duas semanas atrás

Nesta segunda-feira, 2, em pleno feriado de finados, diversas lideranças do setor científico e ambiental de Santa Catarina conseguiram se articular em defesa do Parque Nacional de São Joaquim, uma das principais Unidades de Conservação do estado, que corre sério risco de ter sua área diminuída em 20%, por decisão do Congresso Nacional.

O projeto de lei 208/2018 foi proposto pelos Senadores Dalírio Beber (PSDB), Paulo Bauer (PSDB) e Dário Berger (MDB). Quem solicitou urgência na votação da matéria, no entanto, no dia 19 de outubro, foi o Senador Espiridião Amin (PP), líder do Bloco Unidos pelo Brasil.

Ainda na noite do feriado, o Senador Esperidião Amin recebeu cópia da recém-publicada manifestação, organizada pela Secretaria Regional da SBPC de SC e redigida por várias entidades científicas e ambientais do setor.

Um dia depois da publicação, o documento contava com a assinatura de mais de 30 entidades estaduais e nacionais. Na tarde desta terça-feira, 3, os articuladores do documento receberam, por intermédio de um colega da UFSC e a pedido do próprio Senador Amin, a gravação do seu pronunciamento na sessão do Senado Federal do mesmo dia, pedindo uma audiência pública naquela casa, que se somaria a outra audiência, a ser proposta na Câmara dos Deputados, para discutir o projeto sobre o Parque Nacional de São Joaquim.

O pronunciamento do Senador catarinense está disponível em seu canal do Youtube. O manifesto pode ser lido aqui.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência