Comunidade da UnB pressiona pela posse de Márcia Abrahão como reitora

Escolha da nova gestão deve sair ainda este mês, quando termina o mandato atual

A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) faz pressão para que a chapa reeleita para a Reitoria, de Márcia Abrahão, seja empossada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na manhã desta quarta-feira (11), ocorreu um ato simbólico no prédio da Reitoria em defesa do respeito ao resultado do pleito universitário.

A manifestação, no câmpus Darcy Ribeiro, reuniu representantes da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e da Associação de Pós-Graduandos (APG).

Toda a bancada do DF no Congresso Nacional assinou ofício encaminhado ao presidente da República com a demanda. O Ministério da Educação (MEC) deve anunciar os nomes escolhidos para chefiar a UnB até 21 de novembro, quando termina o mandato atual.

A consulta à comunidade acadêmica da UnB reelegeu a chapa Somar, de Márcia Abrahão, no fim de agosto, com 54% dos votos. Eles concorreram com outras três chapas, encabeçadas pelos professores Virgílio Arraes (Unifica UnB), Fátima Sousa (Tempo de Florescer UnB) e Jaime Santana (UnB pode muito mais).

Por meio de nota, a Universidade de Brasília informou que espera que a escolha da comunidade universitária seja respeitada pelo governo federal.

Leia na íntegra: Correio Braziliense