Ministro da Educação recua e mantém volta às aulas em janeiro nas federais

Milton Ribeiro voltou atrás sobre revogação de portaria depois que Bolsonaro defendeu retorno presencial

No vaivém de decisões, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou à CNN, nesta quinta-feira (3), que vai ouvir representantes do ensino superior antes de seguir com os planos de revogar a portaria em que determinou a volta às aulas presenciais nas universidades federais, a partir de 4 de janeiro.

De um lado, há pressão dos reitores, de outro, pressão do próprio Palácio do Planalto. Na quarta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que quer a volta das aulas presenciais em todos os níveis de Educação. Após essa declaração, técnicos da Educação levantaram como alternativa a possibilidade de fazer ajustes na portaria e não revogá-la. 

Um dos argumentos usados dentro do governo por quem não quer a revogação da portaria é dizer que haverá vacina em 2021. Se houver apenas um ajuste na portaria, seria possível mudar o mês ou atrelar ao início da vacinação.

Nesta quarta, Ribeiro afirmou à CNN que iria revogar a portaria e depois abrir consulta pública para, segundo ele, “ouvir o mundo acadêmico”. Hoje, o ministro inverteu a ordem, decidiu ouvir representantes do setor antes da revogação e não foi preciso sobre qual decisão pretende tomar.

Fonte: CNN