Capes instaurou novo modelo de concessão de bolsas de pós-graduação em 2020

Há mais de 99 mil bolsistas desenvolvendo pesquisas de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior; processos seletivos estão abertos para bolsas em 2021

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), instaurou em 2020 um novo modelo de concessão de bolsas de pós-graduação. A iniciativa criou 3.386 bolsas para mestrados e doutorados no país.

Atualmente, a fundação conta com 99,6 mil bolsistas no país e no exterior e está desenvolvendo ações de internacionalização e de mobilidade acadêmica. Há processos seletivos abertos para concessão de bolsas de estudos fora do Brasil em 2021.

Estão sendo realizadas seleções para 1.400 vagas em doutorado-sanduíche, 45 bolsas de doutorado na Alemanha, 20 bolsas de doutorado nos Estados Unidos, 10 bolsas de doutorado e pós-doutorado em Portugal.

Há ainda 15 bolsas para professores promoverem a língua, a cultura e a literatura do Brasil em outros países, 15 bolsas para a Fundação Humboldt na Alemanha, além de seis bolsas para a Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Leia na íntegra: Correio Braziliense