Unicamp oficializa calendário para escolha de novo reitor com consultas em março; veja datas

Como indica matéria do G1, inscrições de candidatos ocorre entre 25 e 29 de janeiro, segundo universidade. Sucessor de Marcelo Knobel toma posse em 19 de abril e segue até dezembro de 2024; veja cronograma

A Unicamp oficializou o calendário para escolha do reitor que vai suceder Marcelo Knobel e estará à frente da universidade estadual entre 19 de abril deste ano até dezembro de 2024. As inscrições dos candidatos podem ser feitas a partir desta segunda-feira (25) e as consultas estão agendadas para março, por meio de votação eletrônica, com uso do sistema e-voto. Veja abaixo datas do processo.

  • Inscrições de candidatos: 25/01 a 29/01
  • 1º turno: 10/03 e 11/03
  • 2º turno: 24/03 e 25/03

Caso seja desnecessária a consulta de 2º turno, o Conselho Universitário (Consu) estabeleceu uma sessão para compor a lista tríplice em 23 de março. Por outro lado, se houver, está prevista para 6 de abril. A nomeação do novo reitor, a partir da relação final após consulta, é feita pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Tradicionalmente, o escolhido é o mais votado pela comunidade acadêmica.

A Unicamp foi fundada em 1.966 e a comunidade escolherá o 13º reitor da história. Veja abaixo perfil.

Votação

Segundo a Unicamp, podem votar os professores, servidores técnico-administrativos e alunos dos cursos de graduação e pós. A votação será eletrônica e, por isso, a universidade diz que cada participante deve garantir que a conta de e-mail institucional esteja ativa e operacional.

“Caso use e-mail de redirecionamento, o provedor indicado não deverá bloquear a entrega de mensagens originadas pelo remetente [email protected], ou exigir passo de confirmação para liberar a mensagem do referido remetente”, diz nota da assessoria.

A universidade destaca, em outro trecho, que antes da pandemia já trabalhava na infraestrutura para permitir consulta remota antes da pandemia, e que o voto eletrônico é usado “há mais de uma década”.

Além disso, admite que o processo atual permite voto nulo, mas adianta que pretende discutir modificação de legislação interna para que eles sejam eliminados. “Em sistemas eletrônicos não existe por definição a possibilidade de voto nulo, que eleições em papel tinham. Quanto menos modificações no software original, melhor do ponto de vista da transparência do processo’, diz texto.

O Conselho Universitário (Consu) havia aprovado o calendário da consulta em agosto do ano passado, mas ele passa a ser considerado oficial com a publicação nesta semana, diz a Comissão Organizadora da Consulta (COC). De acordo com a Unicamp, ela é formada por quatro diretores de unidades, sendo um representante de cada área do conhecimento; três docentes; um discente; um servidor técnico-administrativo e um membro da comunidade externa. Outras informações estão no site da Unicamp.

Perfil da Unicamp

A universidade tem orçamento estimado em R$ 2,84 bilhões, incluindo R$ 208,6 milhões de uma reserva financeira com objetivo de cobrir déficit de anos anteriores e o total previsto neste exercício.

Atualmente, ela é responsável por 8% da pesquisa acadêmica no país e tem 37 mil alunos matriculados em 65 cursos de graduação e 158 de pós. Já o quadro de funcionários ativos é formado por aproximadamente 2 mil professores e 7,1 mil servidores técnico-administrativos.

Além dos campi instalados em Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP), a universidade estadual também contabiliza as áreas de dois colégios técnicos – Cotuca (Campinas) e Cotil (Limeira) – além do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, em Paulínia (SP).

Fonte: G1