Laboratórios da Casan e da UFSC têm resultados distintos sobre água da Lagoa da Conceição

Como mostra o ND, companhia afirma que coletas demonstram níveis de oxigênio adequados para a vida marinha, enquanto Lafic diz que os níveis estão próximos de zero, caracterizando a chamada zona morta

Desde o desastre ambiental ocorrido no dia 25 de janeiro na Lagoa da Conceição, técnicos da Casan têm feito coletas diárias para monitorar a qualidade de água.  De acordo com os últimos resultados anunciados, os monitoramentos demonstram níveis de oxigênio adequados para a vida marinha, mas não coincidem com os resultados obtidos pelo Lafic (Laboratório de Ficologia), da UFSC.

Os últimos resultados foram anunciados na segunda-feira (1º), uma semana após o desastre. De acordo com a companhia, a medição realizada com um oxímetro foi feita a 400 metros em linha reta do local onde o deslizamento encontrou a Lagoa na semana passada. “Os valores de oxigênio dissolvido a 1,50 m de profundidade variaram entre 7,7 e 8,5 miligramas por litro”, informou a Casan.

Ainda segundo a companhia, as medições repetem os dados obtidos em coletas realizadas na beira da Lagoa desde a semana passada, e demonstram níveis de oxigênio adequados para a vida marinha. Na semana do desastre, a Casan afirmou que “todos os pontos coletados na Lagoa, até o momento, mostraram níveis de oxigênio acima de 7,50 mg/L, em abundância para peixes e demais organismos”.

De acordo com o biólogo e professor dos cursos de pós-graduação em Ecologia e Oceanografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Paulo Horta, as informações divulgadas pela Casan em relação a análise da qualidade da água não coincidem com os resultados obtidos pelo projeto Ecoando Sustentabilidade, por meio de análises feitas pelo LAFIC (Laboratório de Ficologia) ao longo da semana.

Leia na íntegra: ND