HU-UFSC participa de campanha de conscientização sobre leucemia e importância da doação de medula

Fevereiro Laranja é dedicado à campanha de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença

O mês de fevereiro – Fevereiro Laranja – é dedicado à campanha de prevenção, diagnóstico e tratamento da leucemia, um tipo de câncer que ocasiona o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, levando a um desequilíbrio do organismo. A leucemia atinge a produção de glóbulos brancos que aparecem quando novas células na medula óssea são produzidas. O tratamento mais indicado para combater a doença é a medicação quimioterápica até o transplante de medula óssea.

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), é referência no atendimento a pacientes com leucemia, com uma equipe multiprofissional composta por médicos, profissionais de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros. Na enfermaria são em torno de 10 a 12 leitos, sendo que 80% dos casos são de leucemias e no ambulatório de oncohematologia são em torno de 50% a 60% dos atendimentos (20 a 30 pacientes oncohematologicos por dia).

A médica hematologista do HU Giovanna Steffenello Durigon ressalta a relevância do Fevereiro Laranja tanto para alertar sobre possíveis sintomas quanto para falar da prevenção, para conscientizar sobre a necessidade de exames e, principalmente, sobre a importância da doação de medula óssea. “O tratamento é basicamente quimioterápico, mas as indicações de transplante de medula são muito positivas, principalmente no caso de pacientes jovens”, explicou a médica.

Giovanna Steffenello explica que a estrutura do HU-UFSC é importante nesta cadeia de cuidado, principalmente porque Santa Catarina tem uma alta incidência de casos de leucemia, com 11 ocorrências para cada 100 mil habitantes. “Por isso é importante ter toda esta equipe e esta estrutura. Também porque o paciente de leucemia precisa de um suporte desta equipe, considerando que uma internação pode durar de 20 a 30 dias”, disse.

Apesar de os pacientes que desenvolvem leucemia não apresentarem fatores de risco que possam ser modificados, o recomendado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) é evitar o tabagismo. Fumar é um fator externo de risco para diversos tipos de câncer. Evitar fumar, ter hábitos de vida saudáveis, evitar bebida de álcool em excesso, uso de agrotóxicos e combater o estresse. Os exames periódicos são essenciais para o diagnóstico ainda no início da doença.

Uma das formas de tratamentos eficazes e potencialmente curativo é o transplante de medula óssea e é indicado em casos de alto risco. O primeiro passo é a investigação dos familiares de primeiro grau do paciente em busca de compatibilidade. Caso isso não ocorra, é registrada a necessidade em um banco de medula.

Os doadores voluntários são examinados e seus resultados também vão para um banco. No momento em que surge a compatibilidade entre o doador e o paciente, é realizado o procedimento de coleta do material. A doação é importante, pois a chance de encontrar doadores compatíveis é relativamente baixa.

Fonte: Unidade de Comunicação Social/Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago/HU-UFSC e Notícias UFSC