Colapso no Oeste: lotação em leitos de Covid-19 nos hospitais gera alerta para outras regiões de SC

Matéria da NSC aponta que a região tem 97% de ocupação das vagas de terapia intensiva e recorre a transferência de pacientes e novas vagas em Chapecó para comportar alta demanda

O colapso enfrentado por hospitais do Oeste de SC por conta da lotação em leitos de UTI motiva uma operação para transferência de pacientes a hospitais de outras regiões do Estado. Um paciente foi transferido no domingo (7) e outros deslocamentos devem continuar nos próximos dias.

A situação é motivada pela lotação de leitos de UTI na maior parte das cidades do Oeste. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC), a região tinha 97,06% de lotação dos leitos de UTI no fim da manhã desta segunda-feira (8), continuando como a região mais crítica de SC. O Norte aparece em seguida, com 89,87%, e o Sul, de forma contrastante, dispõe da menor taxa de ocupação de vagas na terapia intensiva, com 55,88% dos lugares ocupados.

Seis das oito cidades do Oeste e Meio Oeste que possuem leitos de UTI tinham 100% de ocupação nesta segunda-feira (confira abaixo). Apenas Chapecó (93,55%) e Concórdia (93,75%) não tinham lotação total, mas nessas duas cidades, apenas uma vaga era destinada a pacientes adultos, na cidade de Concórdia – as demais são de leitos neonatal ou pediátricos.

Leia na integra: NSC