Regional catarinense da Sociedade Brasileira de Bioética e NUPEBISC da UFSC promovem evento sobre vacinas, patentes e o bem comum

O IX Ciclo de Debates em Bioética ocorreu nesta quarta-feira (3), pela plataforma Zoom

A regional catarinense da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB-SC) e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva (NUPEBISC) da Federal de Santa Catarina promoveram nesta quarta-feira (3), o IX Ciclo de Debates em Bioética, com o tema vacinas, patentes e o bem comum. A webconferência teve a participação do psiquiatra e historiador das ciências, Carlos Parada, que atualmente trabalha em um hospital para crianças em Paris. 

O evento foi coordenado pela professora Sandra Caponi, do Departamento de Sociologia e Ciência Política, e buscou discutir o papel e o processo de patente dos imunizantes na sociedade. A iniciativa contou também com o apoio do Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde (NESFHis) do Departamento de Sociologia e Ciência Política.

Além do pesquisador Carlos Parada, integraram o debate os professores Bruno Rodolfo Schlemper Jr, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e ex-reitor da UFSC, e Fernando Hellmann, do Departamento de Saúde Pública da UFSC, assim como a médica Jucélia Maria Guedert.

Junto à SBB-SC, o NUPEBISC realiza a iniciativa anualmente. Em maio de 2020, o VIII Ciclo de Debates em Bioética procurou debater a correlação entre o momento pandêmico e questões bioéticas, relacionado à “Vacinas: testes clínicos, segurança e direitos”.

::: Confira a transmissão na íntegra.