A iniciativa conjunta de governadores em meio ao colapso sanitário

Líderes estaduais articulam pacto nacional para anunciar medidas conjuntas de isolamento social e combate à pandemia, mostra Nexo

Governadores de 21 estados e do Distrito Federal articulam um pacto nacional para combater a pandemia do novo coronavírus de forma conjunta. Carlos Moisés (PSL), governador de Santa Catarina integra o grupo. A crise sanitária no Brasil passa por sua pior fase no início de março, com mais de 60.000 casos sendo registrados por dia e média móvel de quase 1.500 mortes diárias por covid-19.

O acordo é liderado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Segundo Dias, a ideia é promover medidas restritivas que sejam comuns a todas as unidades que aderirem ao pacto. Entre as ações discutidas pelo grupo estão o aumento da fiscalização para impedir eventos com aglomeração e a proibição da venda de bebidas alcoólicas a partir de um horário a ser definido.

De acordo com o governador do Piauí, a lógica por trás do pacto é uniformizar as medidas de restrição para evitar que medidas de combate à pandemia sejam pouco efetivas.

As medidas do pacto devem valer até o dia 14 de março. Na segunda-feira, os 22 governadores têm reunião marcada com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e representantes da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para discutir medidas de enfrentamento à pandemia e o avanço do plano de vacinação. Eles também dialogam com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Leia na íntegra: Nexo