Pesquisadores preveem corte de bolsas em edital do CNPq

Segundo Jornal da USP, chamada lançada pela agência de fomento impõe teto para renovação de bolsas que estão vencendo em 2021

O primeiro edital deste ano para concessão de bolsas de mestrado e doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deixou pesquisadores preocupados. Pelas regras da chamada, divulgada em 10 de março, apenas programas de pós-gradução que têm bolsas a vencer neste ano podem concorrer e, ainda assim, limitados a um teto máximo de renovação. Por exemplo: programas pequenos, com até duas bolsas de mestrado ou doutorado, poderão renovar até 100% de suas bolsas; enquanto que programas grandes, com mais de 20 bolsas, só poderão manter até 60% delas. 

“É um edital que só prevê perdas, basicamente”, diz o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. “Não há possibilidade de ganhar bolsas. Um pequeno grupo de programas poderá manter as que já tem, mas a grande maioria vai perder.”

“O nome correto deveria ser ‘Chamada para retirada de apoio à produção de ciência e tecnologia no Brasil’”, diz o pesquisador Paulo Prado, professor do Instituto de Biociências (IB) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da USP. “É um edital montado para recolher bolsas, não para distribuir. As regras não deixam margem para ganhos, mas abrem várias possibilidades para perda.”

Trata-se do segundo edital lançado pelo CNPq dentro de um processo de transição do antigo modelo de quotas — em que os programas de pós-gradução recebiam um número fixo de bolsas para distribuir entre seus alunos — para um novo modelo em que as bolsas são concedidas a projetos de pesquisa institucionais. Consequentemente, o processo seletivo passa a ser baseado no mérito dos projetos, em vez do mérito dos programas, e uma vez concluído o período de vigência das bolsas (dois anos para mestrado e três anos para doutorado), elas retornam ao CNPq para serem redistribuídas em novos editais, em vez de permanecerem à disposição dos programas. O primeiro edital realizado dentro desse modelo foi a Chamada 25/2020, concluída em dezembro.

Leia na íntegra: Jornal da USP