Secretária de Educação Básica do MEC pede demissão; é a 5ª mudança no cargo sob Bolsonaro

Izabel Lima Pessoa alegou problemas pessoais para deixar o posto, alvo de disputas com ala ideológica, mostra Folha

Pela quinta vez desde o início do governo Jair Bolsonaro (sem partido), a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação fica sem titular. A secretária Izabel Lima Pessoa pediu demissão nesta segunda-feira, 29.

Pessoa estava no cargo desde agosto de 2020, quando seu nome foi anunciado pelo ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, assim que ele assumiu a pasta.

A mudança abre uma disputa com a ala ideológica que atua dentro do MEC, liderada pelo secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim. Aluno do escritor Olavo de Carvalho, Nadalim trabalhava internamente para enfraquecer Pessoa no cargo.

O pedido de demissão foi atribuído a problemas pessoais – a secretária perdeu recentemente o marido para a Covid-19. Interlocutores no MEC dizem, no entanto, que o drama pessoal apenas catalisou o clima de disputa dentro da pasta.

Houve atritos recentes relacionados ao livro didático, à manutenção de apoio para implementação da Base Nacional Comum Curricular e à transferência para o MEC das discussões para reformular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sempre calculado pelo Inep.

A chegada de Pessoa à secretaria fora bem recebido pelo setor educacional. Tanto porque se tratava de uma servidora de carreira quanto por substituir Ilona Becskeházy, titular anterior da subpasta e que não consolidou uma boa relação com as Secretarias de Educação.

A atuação de Pessoa na secretaria, entretanto, não era vista fora do MEC com o mesmo entusiasmo de quando ela chegou. Interlocutores dizem que seu perfil discreto e de pouco enfrentamento dificultavam a definição dos rumos da política nacional.

Com ela no cargo, o MEC não assumiu papel relevante no enfrentamento dos reflexos da pandemia na educação.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo