Moacir Pereira divulga notícia falsa envolvendo professor da UFSC e revolta comunidade universitária e científica

Pesquisador André Báfica foi identificado pelo colunista do Grupo ND como o pichador gravado por seguranças privados no Sul da Ilha

O colunista do grupo ND, Moacir Pereira, cometeu um erro gravíssimo nesta quinta-feira (15), ao ignorar algumas das regras básicas do bom jornalismo e divulgar uma notícia falsa envolvendo a UFSC e um de seus professores. Além de reproduzir, sem checar, a informação de que o pichador flagrado na noite de quarta-feira, no Sul da Ilha, é professor da universidade, divulgou equivocadamente a foto do pesquisador André Báfica, um dos responsáveis na UFSC pelo desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. 

Em vídeo postado nas redes sociais (assista aqui), o chefe de gabinete da reitoria, Áureo Moraes, lembrou que Moacir Pereira tem assumido uma postura de combate à universidade, da qual é professor aposentado, negando a ciência e disseminando fake news. Aureo sugeriu que o colunista do ND renuncie à condição de jornalista. “De forma leviana e irresponsável, Moacir Pereira se aproveitou de uma notícia que circulou em redes sociais a respeito da pichação de uma cerca de uma propriedade privada, atribuindo a autoria dessa ação à UFSC e a um professor da UFSC. Mais do que isso: publicando e mantendo a publicação em vários espaços da fotografia do professor André Báfica, uma das fontes mais respeitadas nesse período de pandemia.”

Entre quarta e quinta-feira, circularam nas redes sociais e aplicativos de mensagem, vídeos de um homem flagrado pichando um espaço privado no bairro Campeche. Em um dos vídeos, havia a falsa informação de que se tratava de professor aposentado da UFSC. Na própria quarta-feira, a universidade divulgou uma nota esclarecendo que não se tratava de professor da UFSC. O autor das pichações é professor da Universidade Federal do Paraná e foi abordado por seguranças particulares, que o gravaram e divulgaram o vídeo. A Guarda Municipal de Florianópolis confirmou que os envolvidos não fazem parte da corporação. 

Em nota divulgada ontem, a UFSC afirmou que buscará uma reparação justa ao professor Báfica e a “responsabilização de quem praticou atos que podem levar a incalculáveis prejuízos”. Ontem à tarde, o docente divulgou um vídeo em que comunicava ao grupo ND e ao colunista que já havia acionado sua advogada. 

No fim do dia, o veículo divulgou uma nota dizendo que “houve um equívoco técnico” na edição da matéria jornalística.  

A Secretaria Regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência divulgou uma nota de repúdio por conta da divulgação falsa envolvendo o professor André Báfica. “Os cientistas catarinenses aguardam retratação pública do colunista disseminador da notícia falsa e do jornal, em todas as suas respectivas mídias de comunicação e que matérias como estas não sejam mais realizadas, pois necessitamos, urgentemente, de informações que contribuam com o desenvolvimento científico, e não o contrário, ainda mais durante uma pandemia.”