Nota de pesar: falece Luiz Osvaldo Coelho, professor aposentado do CCA

Docente entrou na UFSC na década de 1980, tendo atuado como professor no Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural (DZR), ministrando disciplinas ligadas à administração rural e apicultura

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento nesta terça-feira, 27 de abril, do professor Luiz Osvaldo Coelho, docente aposentado do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (RS), em 1971, foi extensionista entre 1972 e 1974 da antiga Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina (Acaresc), o órgão oficial de extensão rural do Estado antes da fundação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Em 1975 começou a trabalhar no Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), onde atuou como gerente da carteira agrícola até 1988. Entrou na UFSC na década de 1980, tendo atuado como professor no Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural (DZR), ministrando disciplinas ligadas à administração rural e apicultura. Foi diretor do CCA entre os anos de 1992 e 1996.

O professor Luiz Osvaldo Coelho aposentou-se na UFSC em 1998, mas continuou exercendo atividades na área acadêmica. Ultimamente era professor da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), de Orleans, coordenador do colégio da Escola Profissional Técnica Vale da Uva Goethe, coordenador da Escola de Educação Profissional Técnica Colonia Grão Pará e coordenador do colégio agrícola Febave. Fazia parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Agronomia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).

Depoimentos
“Infelizmente, mais um amigo que nos deixa. O professor Coelho, agrônomo, ex-diretor do Centro de Ciências Agrárias, ex-colega do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural. Ele era uma pessoa alegre, que junto com o professor Mário e o professor Ribeiro, me apresentou e me ensinou sobre a realidade rural de Santa Catarina (…). Ultimamente pouco nos víamos, é verdade, coisa do tempo! Enfim, tenho certeza de que ele estaria agora me repreendendo por estar triste. Mas, é difícil amigo! É difícil! Descanse em paz, meu amigo!”. Professor Antônio Rosa, do CCA.

“Caro amigo Coelho. Tua imagem não sai da nossa retina. Alegria, solidariedade, autenticidade, ausência completa de preconceito são marcas que ficaram impressas nas nossas mentes e em nossos corações e que fazem uma falta enorme nesses conturbados tempos. Como professor ou como dirigente universitário, mantiveste o mesmo tom que te caracterizou como pessoa. Humano, respeitoso com todos, transparente e conciliador. Eras unanimidade como Chefe do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural e na Direção do Centro de Ciências Agrárias. Tenho certeza que teus alunos têm muitos episódios memoráveis para compartilhar. Por isso e porque a emoção me impede de continuar fico por aqui e gostaria muito de te rever na mais relevante dimensão em que te encontras. Até breve”. Professor Ribeiro, ex-diretor do CCA aposentado.

“Conheci o Prof. Coelho quando fui professor de estatística no CCA na década dos anos 80 aos 90, desde então fomos grandes amigos, compartilhando excelentes momentos na vida acadêmica e social. Muito querido pelos colegas e alunos, pela alegria que espalhava ao nosso redor. Um excelente extensionista! Descanse em paz, colega e amigo! À família (ao meu ex-aluno Lisandro, seu filho) meus sentimentos!”.  Professor José Fletes, do CTC, e Diretor de Assuntos de Aposentadoria da APUFSC.

A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos do professor Luiz Osvaldo Coelho neste momento de dor.

Fonte: Agecom