Apufsc faz campanha para arrecadar alimentos e agasalhos; saiba como doar

Arrecadação de alimentos não-perecíveis e agasalhos vai beneficiar nove instituições pelo Estado que atendem pessoas em vulnerabilidade social

O combate à fome sempre foi um dos grandes desafios do país. Mas, com a pandemia, a insegurança alimentar disparou no Brasil. Uma pesquisa recente realizada pela UFMG e pela UnB mostrou que, no ano passado, mais de 125,6 milhões de brasileiros não se alimentaram como deveriam ou já enfrentavam algum grau de incerteza quanto o acesso à comida. Para ajudar as famílias em vulnerabilidade social de Santa Catarina, a Apufsc inicia nesta quinta-feira (29) a campanha “Apufsc Solidária – A vacina que combate a fome é a solidariedade”. Alimentos não-perecíveis e agasalhos arrecadados serão repassados àqueles que mais precisam, por meio de instituições que desenvolvem trabalhos sociais.

“Em um país campeão de desigualdades sociais, a fome e a miséria voltaram com toda a força em meio a essa mortal pandemia. As pessoas estão desassistidas e não podemos fechar os olhos à necessidade de sermos solidários. Assim, além da ajuda financeira que o sindicato já tem feito a algumas entidades sociais, pedimos aos professores e professoras que também doem o que puderem. É um ato de amor ao próximo”, destaca o presidente do Sindicato, Bebeto Marques.

No ano passado, a Apufsc doou R$ 28,8 mil em cestas básicas para o Instituto Vilson Groh (IVG), Associação de Pais e Professores do Colégio de Aplicação e para grupos indígenas. Também destinou R$ 32,2 mil para a produção de materiais e equipamentos de combate à Covid-19.

A meta da campanha lançada nesta semana é arrecadar pelo menos uma tonelada em alimentos. Para participar, basta levar alimentos e agasalhos em uma das sedes da Apufsc pelo Estado. Em alguns lugares, é preciso agendar a entrega (confira mais informações abaixo).

Vale lembrar que a crise causada pelo coronavírus custou cerca de 11,5 milhões vagas de emprego nos três primeiros trimestres de 2020 e, em SC, a perda foi de 215 mil ocupações, de acordo com dados do NECAT, da UFSC. Há muitas pessoas precisando da sua ajuda. Participe! Confira abaixo os postos de coleta e as entidades beneficiadas.

Postos de coleta de alimentos não-perecíveis e agasalhos:
– Em Florianópolis, a entrega deve ser realizada na sede do Campus Universitário da Apufsc, na Trindade, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 8h e 11h30. Em caso de dúvidas, ligar no telefone (48) 991443002 (Henrique).

Importante: Nas demais sedes pelo estado, antes de fazer a doação, é preciso agendar a visita, pelos telefones abaixo. Em Araranguá, Curitibanos e Joinville também é possível agendar a coleta das doações em casa.

– Blumenau: Sede APUFSC – Campus Blumenau (Sthefany – 47 996271186)
– Araranguá: Sede APUFSC – Campus Araranguá (Maitê – 48 996923130)
– Curitibanos: Sede APUFSC – Campus Curitibanos (Raquel – 49 999550050)
– Joinville: Sede APUFSC – Campus Joinville (Manuelli – 47 999251735)

Instituições beneficiadas:
Florianópolis
– Cozinha Comunitária Vila Aparecida
– Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina
– Feijovegan

Blumenau
– Secretaria da Família (Pró-família) da Prefeitura Municipal de Blumenau

Araranguá
– Casa da Fraternidade

Curitibanos
– APADAC- Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Curitibanos
– CREAS – Centro de Referência de Assistência Social
– Cáritas Paroquial da Imaculada Conceição

Joinville
– Comitê Popular Solidário contra o Coronavírus