Nota de pesar: falece José Edu Rosa, professor aposentado do Departamento de Odontologia

O falecimento ocorreu na terça-feira (27). Na instituição, ele foi professor-titular responsável pela disciplina de Radiologia Odontológica até sua aposentadoria

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado José Edu Rosa, ocorrido na terça-feira, 27 de abril, aos 88 anos. 

Considerado uma lenda da Radiologia Odontológica Brasileira, José Edu Rosa graduou-se em Direito e Odontologia e exerceu a clínica odontológica em clínica particular e entidades públicas antes de se tornar professor da então Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, que mais tarde passaria a integrar a Universidade Federal de Santa Catarina. Foi o professor-titular responsável pela disciplina de Radiologia Odontológica até sua aposentadoria.

Confira, abaixo, o texto elaborado, a pedido da chefia do Departamento de Odontologia, por seu amigo Delmo Tavares, também professor titular aposentado da Disciplina de Radiologia Odontológica da UFSC:

Será a morte o último sono? Não, é o despertar definitivo – Scott

Na data de hoje, 27 de abril de 2021, José Edu Rosa desperta para a imortalidade. Sua vida e sua obra jamais fenecerão, respaldadas, de um lado, pelas mentes daqueles que tiveram o privilégio de serem seus próximos: seus amigos, companheiros, parceiros e parentes; de outro, por sua extensa obra bibliográfica e registros históricos de suas conquistas nas diversas áreas de sua atuação. Nasceu em Florianópolis em 27 de julho de 1932, filho de José Rosa e Jupira Fernandes Rosa, casado com Léa Lamego Rosa, filhas Luciana, Isabel e Emir.

Para oferecer melhor visão desta personalidade Ímpar que foi José Edu Rosa faço, neste espaço de homenagem, relatos mais específicos de sua trajetória.

José Edu Rosa e a formação profissional – graduou-se em Direito e Odontologia, tendo decidido exercer a profissão (por vocação) de Cirurgião-Dentista. Exerceu a clínica odontológica em clínica particular e entidades públicas, tendo finalmente se dedicado ao ensino como professor da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, mais tarde UFSC.

José Edu Rosa e o magistério – despontou na UFSC como professor principalmente na disciplina de Radiologia Odontológica, que se tornou referência nacional. Foi professor-titular responsável pela disciplina até a aposentadoria, tendo nesse tempo formado uma equipe de professores que se notabilizou no ensino da graduação e pós-graduação. Iniciou sua carreira como Assistente, galgou a Livre-docência e o Doutorado. Na administração universitária foi uma figura de proa, tendo dirigido várias instituições da UFSC, além de ter influenciado diversas decisões da cúpula universitária que redundaram ganhos excepcionais para a instituição, seu ensino e seu quadro docente.

José Edu Rosa e as atividades classista – desde início do exercício da profissão dedicou-se às atividades de associações de classe (ABO, ABRO, ACO e outras), numa prova de sua vocação pelo trabalho de engrandecimento da classe.

José Edu Rosa na Academia Catarinense de Odontologia – Um dos três Acadêmicos inspiradores da criação da ACO, foi seu Acadêmico Emérito e Patrono da Cadeira nº 2. Entre os vários cargos que ocupou está o de Presidente. Na visão de antigos acadêmicos, a ninguém a ACO deve mais de sua pujança de hoje do que a José Edu Rosa.

O Cientista Joé Edu Rosa – na área da ciência obteve destaque na UFSC: entre teses e livros relacionados à odontologia, publicou 29 obras; no gênero memória, 8 obras e uma obra de ficção literária.

O reconhecimento a José Edu Rosa – recebeu 63 comendas e méritos; 14 títulos honoríficos; até sua aposentadoria pertencia a 14 entidades associativas e científicas; o ambulatório de radiologia do curso de odontologia da UFSC leva o seu nome.

José Edu Rosa, o amigo – personalidade forte, de liderança, irrequieto…vencedor!

Leal, responsável, parceiro … amigo”

A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos do professor José Edu Rosa neste momento de dor.

Fonte: Agecom

Compartilhar