Google encerra Drive ilimitado e universidades buscam alternativas

Instituições de ensino superior já começam a pensar em alternativas, já que o novo modelo é considerado insuficiente

Universidades brasileiras que possuem parceria com o Google estão recebendo um aviso de que o serviço ilimitado de armazenamento em nuvem do Workspace for Education será encerrado no ano que vem, quando cada instituição terá 100 TB para dividir entre todos os usuários. Por causa disso, as escolas de ensino superior já começam a pensar em alternativas, já que o novo modelo é considerado insuficiente.

O acordo do Google de disponibilização do Drive infinito começou há cerca de cinco anos. A partir desse acesso, professores e alunos que tinham um e-mail da instituição poderiam usufruir do benefício do armazenamento sem limites.

À época, a empresa de tecnologia justificou que estava oferecendo o serviço gratuito porque ele seria importante para melhorar a metodologia de ensino e facilitar o aprendizado dos estudantes, tudo de uma forma integrada e móvel. Antigamente, esse sistema corporativo era chamado de G Suite, tendo mudado para Workspace a partir do ano passado.

TecMundo teve acesso à situação através de um e-mail enviado por um professor de uma universidade pública para os seus alunos. Na mensagem, ele alerta que o serviço de drive na nuvem ilimitado será encerrado em julho de 2022 “por causa do uso indevido dos serviços Google Workspace for Education (antigo G Suite) no armazenamento de filmes, séries e livros”.

Ele diz aos estudantes que enviou o e-mail para lembrá-los de tirar arquivos pessoais importantes do Google Drive e colocar em um outro ambiente, já que o espaço ficará menor.

Leia na íntegra: Tecmundo