Mais de um ano após início do ensino remoto, professores ainda têm dificuldade de avaliar à distância, mostra pesquisa

Levantamento da rede Conectando Saberes com quase 9 mil docentes de redes municipais de 87 cidades aponta ainda que 45% afirmam que raramente são ouvidos na formulação de políticas públicas, inclusive durante pandemia, revela O Globo

Pouco mais de um ano após o início do ensino remoto no país, professores de escolas municipais de 87 cidades de todo o país dizem, em pesquisa exclusiva com quase 9 mil docentes, que aprenderam a usar ferramentas de educação à distância, mas têm dificuldade em avaliar os alunos. Os dados são da pesquisa Vozes Docentes, da rede Conectando Saberes, obtida com exclusividade pelo GLOBO.

O estudo, financiado pela Fundação Lemann e produzido com apoio técnico da startup Catálise – Impacto social, mostra que 83% dos professores municipais se sentem bem adaptados às tecnologias. No entanto, 42% não conseguem avaliar estudantes com o ensino remoto.

Na educação pública, as ferramentas são, em geral, mais simples do que as utilizadas nas escolas privadas. Pesquisa divulgada em março pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) mostra que o ensino remoto no Brasil foi, majoritariamente, uma combinação de aulas por whatsapp com materiais impressos.

Leia na íntegra: O Globo