Enem 2021 só deve ser realizado em 2022, diz Conselho Nacional de Educação

De acordo com G1, presidente do CNE afirma que informação foi dada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 deverá ser aplicado só em janeiro de 2022. A informação foi confirmada pela presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, após ter sido procurada pelo G1

Segundo Castro, a declaração foi dada por Danilo Dupas Ribeiro, presidente do órgão responsável pelo Enem. Segundo ela, Ribeiro afirmou que há problemas no orçamento para a realização da prova e que uma portaria deverá ser publicada nesta sexta-feira (14) sobre o tema. 

Ribeiro é presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova. O CNE é o órgão que assessora o MEC na elaboração de políticas nacionais. 

A assessoria de comunicação do Inep negou a informação e encaminhou um áudio em que teria a declaração de Ribeiro durante a reunião. Nele, uma voz creditada a Ribeiro afirma que o “Enem está em processo de planejamento”, que “não tinha como assinar algo e definir a data do Enem” e que “estamos engajados para que ocorra este ano”. Questionado sobre se haveria outro trecho da reunião em que a informação sobre a data do Enem tenha sido explícita, a assessoria informou que “não procede”.

Leia na íntegra em G1