Universidades federais do RS têm cortes orçamentários de até 20% para 2021

Conforme levantamento do G1, UFSM e Furg estão entre as instituições que podem ter as atividades inviabilizadas devido à queda nos repasses federais

As universidades federais do RS têm redução de até 20% nos orçamentos de custeio para o ano de 2021, conforme levantamento do G1. Os valores destinados pelo governo federal ao ensino superior, vêm caindo, e desde 2010 retraíram 37%.

Com a verba escassa, as instituições afirmam que podem interromper as atividades nos próximos meses, assim como anunciado nesta semana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em nota, o MEC informou que reduziu recursos discricionários da rede federal de ensino superior no orçamento de 2021, sancionado no final de abril, “na ordem de 16,5%” e que “não tem medido esforços nas tentativas de recomposição e/ou mitigação das reduções orçamentárias”.

Durante passagem pelo RS, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que os cortes “devem adiar projetos”, e apontou que a necessidade de pagamento do auxílio emergencial acarretou na redução dos repasses às universidades.

Leia na íntegra: G1