Fuga de talentos afeta saúde e inovação e põe em risco capacidade de recuperação econômica

Pesquisadores são unânimes em avaliar que cortes em financiamento público de pesquisas têm estimulado cientistas a saírem do Brasil; especialistas ouvidos pelo Estadão apontam impactos negativos sobre a qualidade de vida da população

A fuga de talentos brasileiros, constatada de forma mais intensa durante a pandemia de covid-19, afeta principalmente os setores de saúde, pesquisa, tecnologia e inovação, segundo relatam especialistas. Para eles, o cenário observado neste momento, além de prejudicar o combate ao coronavírus, também traz impactos negativos para a qualidade de vida da população e até põe em risco a capacidade de recuperação econômica do Brasil.

Conforme o Estadão divulgou nesta quarta-feira, 26, em 2020, os Estados Unidos registraram alta de 36% nos vistos de permanência concedidos a brasileiros em uma categoria específica, o EB2, voltada para os chamados “profissionais excepcionais”. Foram 1.899 trabalhadores qualificados que deixaram o País, ao todo, o maior índice em pelo menos uma década.

Os Estados Unidos, no entanto, não são o único destino da mão de obra qualificada. Países da Europa, China e até os Emirados Árabes têm apostado em talentos estrangeiros para encontrar soluções de problemas, desenvolver novas tecnologias e, assim, acelerar a saída da crise econômica provocada pela covid-19.

“O mundo reconhece o Brasil como uma fonte de bons pesquisadores, não só pela nossa formação, mas pelas condições de trabalho aqui”, afirma a professora Luciana Lima, de Estratégias de Negócios e Pessoas, do Insper. “Essa mobilidade profissional vem aumentando em velocidade muito grande e vai provocar problemas logo mais.”

Leia na íntegra: Estadão