Indicados para conselho do Inep não têm experiência em educação básica

Segundo UOL, os possíveis nomes atuam na reitoria de universidades ou têm algum vínculo com instituições do Ensino Superior. O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) também está na lista do órgão

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) enviou ao Ministério da Educação um documento com dez nomes indicados para compor o conselho consultivo do órgão. Entre os possíveis futuros membros não há ninguém com experiência anterior em avaliação da educação básica.

Os indicados atuam na reitoria de universidades ou têm algum vínculo com instituições do Ensino Superior. O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) também está na lista do Inep.

“Como você pode colocar um conselho afastado de questões como Saeb e Enem, por exemplo? Não posso discutir currículo, mas posso dizer que eles [indicados] não têm nenhuma expressão de estatística e avaliação”, disse a ex-presidente do Inep Maria Inês Fini.

O conselho consultivo tem um papel relevante na atuação do Inep. Ele é responsável por aprovar as contas da autarquia, as metas do ano e o planejamento. “É absolutamente estratégico o seu papel”, aponta a ex-presidente.

Leia na íntegra: UOL